segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ANO NOVO

O Brasil gosta de viver perigosamente! Foi essa a frase que me foi dita, em Lisboa, no ano de 1986, por um grande amigo, Brizolista de alma, pai do escritor e jornalista gáucho Celso Viola. Pois, Viola, o pai, me recebeu na terra dos portugueses com alma brasileira e afIrmou, naquela época, que não morreria sem voltar ao Brasil e votar em Brizola para Presidente. E assim o fez. E aqui morreu.

Não tivemos a experiência de Brizola na Presidência da República; para alguns infelizmente e, para outros, felizmente. De minha parte acredito que não veríamos nada de novo debaixo do Sol; entretanto, desnecessário comentários se o fato não aconteceu e, o passado, é passado.

Do presente, nada de novo na República, pois Lula, Dilma, Fernando Henrique ou Collor e Sarney, com Itamar no meio de campo, nada de novo vislumbrou-se em nosso país. Tudo continua na mesma.

Arruma dali, dessarruma daqui. Controla a inflação, paga o FMI, e a miséria humana continua em progressão assustadora. Bolsa dali e bolsa daqui maquiando-se a fome e enganado-se a saúde, que também maquiada, engana o ser humano que acredita ainda estar vivo, quando na verdade a vida de sargeta em que habita nada mais é do que a própria morte existencial pois a existência desumana não é vida.

Infelizmente os governantes que o povo, já morto, elegeu, nada entende do que escrevo e o Sol, em 2012, confortará as mesmisses políticas dos mesmos políticos que nada mais fazem do que acertar suas próprias contas.

Só posso desejar para o próximo ano o de sempre; e que cada povo tenha o governo que mereça; embora alguns sofram mais ainda com isso. Mas afinal, não queriam a democracia? Pois aí está: Lula, Dilma, Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Presidiário, Kit Gay, Belo Monte, Mini-istros e suas falcatruas, e por aí vai...

O Brasil gosta mesmo de viver perigosamente!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

OS MINI-ISTROS

Antes de iniciar minhas pequenas férias de inverno recebo a notícia de que mais um mini-istro do Governo petista de Dilma Roussef foi afastado por corrupção.

Nada que não tenhamos antecipado em posts anteriores.

Vamos aguardar agora o próximo a cair por corrupção. Talvez Dilma resolva essse outro caso na reforma ministerial do próximo ano para evitar mais um escândalo.

O tempo por aqui anda nublado e a temperatura emperrou nos 24º, mas as férias prometem e o governo continua hígido, bem diferente do que anda acontecendo no palácio da "presidenta".

Feliz Natal para todos.